Treinando exame de claudicação

   A fim de prover assistência a todos que desejam aprender a como realizar um exame de claudicação em cavalos e melhorar sua sensibilidade visual a mudanças súbitas de movimento, Dra. Sandra Starke, Gregory Miles e Professor Stephen May desenvolveram um jogo online que ensina a qualquer um a arte da avaliação de claudicação em equinos
   A claudicação é a razão mais comum para a solicitação de atendimento veterinário a um cavalo. Um veterinário tipicamente determina a claudicação observando movimentos verticais de cabeça e pélvis durante o trote: se os movimentos de subida e descida mostrarem assimetria entre os dois tempos do trote, o cavalo apresenta claudicação. Porém, enquanto uma claudicação acentuada é fácil de ser identificada diretamente, pesquisas demonstram que uma claudicação moderada é, de fato, muito difícil de ser percebida. Mesmo veterinários experientes comumente discordam se um cavalo tem claudicação ou não, e qual o membro afetado, enquanto indivíduos menos experientes se mostram ainda menos confiáveis. 
  Em diversos estudos de PhD da Dra Sandra Starke, no Reino Unido, vários estudantes de graduação, que haviam passado por aulas convencionais e práticas baseadas em sistema de rotação, não demonstraram habilidades satisfatórias avaliando vídeos de animais com claudicação.
   O jogo agora almeja preencher a lacuna entre teoria e experiência de trabalho, permitindo qualquer pessoa a progressivamente desenvolver uma boa acuidade visual para assimetria de movimento, além de sistematicamente acrescentar e refinar habilidades já existentes. A plataforma é baseada em animações computadorizadas de cavalos que demonstram claudicação com vários graus de severidade (as animações foram guiadas pela captura de dados de cavalos reais), além de adaptações de movimentos durante a claudicação (baseadas em mudanças sistemáticas de movimentos de cabeça e pélvis derivadas de inúmeros estudos em biomecânica).
   Estes dados forneceram à Dra Sandra a capacidade de controlar com precisão o grau de assimetria no movimento do cavalo, variando de 70 a 10%. O jogo é adaptável ao nível de habilidade do estudante e fornece feedback em cada avaliação. No momento, há quatro módulos disponíveis que cobrem claudicações de membros anteriores e posteriores, disponibilizando exercícios online ilimitados em cada, e há mais cinco outros módulos em vista de serem disponibilizados em breve. 

Texto traduzido e editado da revista Eclipse - The RVC Community Magazine edição de outono de 2015.

SOBRE O JOGO - LAMENESS TRAINER


   O jogo, Lameness Trainer, disponibilizado apenas em inglês, é subdividido em nove módulos que vão aumentando de dificuldade. Os módulos 1 a 3 ensinam habilidades básicas de avaliação e podem ser classificados com "fácil", embora o módulo 3 já se torne um pouco complicado sem prática até mesmo para veterinários experientes. O módulo 4 pode ser classificado como "moderado", enquanto os módulos restantes (ainda não disponíveis) podem ser classificados como "difícil". 
   Os módulos disponíveis até o momento são:
- Módulo 1: ensina a detecção de claudicação de membros anteriores, a estabelecer o membro afetado e diferenciar entre um cavalo sadio de um com claudicação.
- Módulo 2: ensina a detecção de claudicação de membros posteriores em um cenário simplificado. 
- Módulo 3: ensina a detecção de claudicação de membros posteriores baseado em movimentos completos da pélvis, que envole não apenas translação, mas também rotação. 
- Módulo 4: permite praticar as habilidades desenvolvidas nos 3 módulos anteriores, em uma sessão de avaliação mista de claudicações de membros anteriores e posteriores em cavalos. Este módulo contém 374 animações individuais.  

Para jogar, acesse o site: http://lamenesstrainer.com/ e clique na área "Lameness Trainer", onde poderá escolher entre os módulos disponíveis. 
Compartilhar Google Plus

Autor Unknown

GEMEQ - Grupo de Estudos em Medicina Equina da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Sede Dois Irmãos .

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial